Illustration credit: Vecteezy

terça-feira, 6 de março de 2012

Pesqueiro Tordato's - Conciliando Pescaria e Ciclismo

Olá, amigos e leitores!
Há alguns meses, eu (Pedro) e meu pai (Hilton) fizemos uma pescaria diferente: a bordo de bicicletas! A união de dois esportes como a pesca e o ciclismo pode ser muito proveitosa, proporcionando tanto momentos de descanso quanto de adrenalina.
O local escolhido foi o Pesqueiro Tordato's, no bairro Coimbras em Passos - MG, há alguns quilômetros de onde moramos. É um pesqueiro que eu frequentava muito quando era pequeno, mas que acabei deixando de visitá-lo nos últimos anos.
Nossa proposta era ir e voltar de bicicleta, levando apenas uma vara telescópica e uma carretilha para cada, além de algumas iscas artificiais e anzóis. Pescaríamos por cerca de duas horas e retornaríamos.
Saímos de casa num sábado logo cedo, pois o trajeto era longo, e após cerca de uma hora chegamos na estrada de terra que dá acesso ao pesqueiro.


O Pesqueiro Tordato's, também conhecido como Pesqueiro da Miriam, conta com diversos lagos onde podemos praticar a pesca esportiva ou optar pelo pesque-e-pague, além do bar e restaurante.


Meu pai começou a pescar no lago maior com varas lisas, usando massa do próprio pesqueiro como isca, e fisgou várias pequenas curimbas (papa-terras) e carpas. 

Meu foco principal era pescar com iscas artificiais, e foi o que fiz. Bastou arremessar um pouco em um dos lagos menores e recolher lentamente que logo uma pancada na isca de meia-água Inna 70 revelava uma linda dentuça, a primeira do dia. 


Após uma bela briga, nada mais justo do que devolvê-la ao seu ambiente, para crescer e alegrar outros pescadores. 

E as fisgadas continuaram, a pescaria com iscas artificiais estava muito produtiva. Resultado? Mais traíras na linha! 

Decidi ir ao lago maior pinchar nas laterais. Decisão mais que acertada, logo no primeiro arremesso mais uma traíra ataca a isca e posa para as fotos após alguns saltos, para encerrar bem nossa rápida pescaria. 


Como já era meio-dia, resolvemos ir embora como combinado, mas já havíamos nos divertido bastante para um fim de semana que não prometia nada.
O que pudemos concluir é que conciliar esses dois esportes é uma experiência válida e muito prazerosa, ainda mais em família. Pode ser uma atividade extremamente interessante para fins de semana sem programação especial.
Deixo aqui minha sugestão: na próxima pescaria, vá de bike!

Por Pedro Daher