Illustration credit: Vecteezy

domingo, 2 de setembro de 2018

Lagos de Carpas - Pescaria de Ultralight

Olá, amigos e leitores.
Meu nome é Diesley Roger, sou pescador esportivo e novo membro dos Caçadores de Fisgadas, e moro na cidade de Alfredo Vasconcelos - MG, no leste do estado. 

Desde que comecei a pescar, sou apaixonado pela modalidade de ultralight, que é um equipamento extremamente leve de vara telescópica com passadores, linha fina de monofinamento e um micromolinete, com anzol pequeno. 

A vara com uma ponteira bem fina preza pela sensibilidade quando o peixe está manhoso, mas mesmo assim permite tirar da água grandes exemplares.
Os principais objetivos dessa modalidade são os peixes de boca mole, principalmente as carpas diversas e curimbas. Esses peixes são facilmente encontrados em rios e lagos selvagens, ou mesmo em lagos particulares ou pesqueiros. As carpas são peixes asiáticos introduzidos no Brasil e as curimbas são peixes dos rios brasileiros. 


Minha paixão por essas espécies me fez conhecer vários lagos na região de Barbacena - MG, onde eu pude fisgar várias carpas. Eu mesmo decidi montar um lago em meu sítio, o que me permitiu aprender muito sobre essa pesca. O equipamento para quem quer se apaixonar pela pesca esportiva é o ultralight



As carpas são as rainhas dos lagos, principalmente os selvagens. As iscas preferidas delas são as massas, que podem ser de ração, de farinha, de aromas doces, de sabores como queijo etc. A massa deve ser feita com a água do lago e o arremesso é feito só com o peso da isca mais o anzol, sem chumbo ou boia. Normalmente, arremessos de dois metros de distância já rendem belos exemplares, como essa enorme carpa-capim que fisguei. 

Outra espécie muito procurada de carpa é a carpa-colorida ou peixe koi. Elas amam iscas doces, principalmente as massas, e também são comuns em lagos. No meu lago, elas se acostumaram a comer ração na superfície e cresceram muito rápido, então usar uma boia ajudou a fisgar belos exemplares.



Para começar a pescar de ultralight, o pescador precisa escolher um lugar no lago que tenha as margens planas, para poder colocar as varas na horizontal no suporte e ficar de olho nos puxões manhosos dos peixes, fisgando na primeira puxada! 

O arremesso é sempre curto, porque se for longo perde-se muitas fisgadas. Além disso, o peixe vem perto do barranco para comer e a pesca é produtiva mesmo assim, com no máximo seis metros de arremesso. A ponteira da vara deve sempre estar a um palmo da água, com uma leve barriga para visualizar as ações.
É importante também não se esquecer dos salva-varas, porque o peixe pode puxar de uma vez e levar o equipamento.
Outros peixes como bagres e peixes de couro em geral ou redondos (pacus, tambacus...) também são frequentemente fisgados com o equipamento ultralight



 Sabendo dessas dicas, é só preparar o equipamento ultraleve e pescar e soltar seus troféus! 


Por Diesley Roger