Illustration credit: Vecteezy

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Pesqueiro do Tio Neno - O dia das pincacharas

Fala, meus amigos e leitores.
Eu (Felipe Marques) vou apresentar para vocês um novo local de pesca em São Joaquim da Barra - SP, o Pesqueiro do Tio Neno. É um lugar com muitos peixes de couro e redondos, principalmente pacus, patingas e pincacharas (híbridos resultantes do cruzamento entre pintado e cachara) - na verdade é uma piscicultura onde é permitido pescar. 

Eu já tinha pescado no Tio Neno antes, e peguei muitos pacus e alguns piauçus com peito de frango no fundo, mas dessa vez eu queria pegar os grandes peixes de couro.



Para essa pescaria, em novembro de 2013, saí de casa já depois do almoço, passei num mercadinho da cidade, comprei algumas iscas (salsichas, queijo etc.) e fui direto para o pesqueiro.
Chegando lá, notei muita movimentação das pincacharas na superfície, o que me fez imaginar que o dia seria delas, e meu palpite estava certo. Consegui até fotografar uma se preparando para o bote na salsicha flutuando que joguei para cevar. 

Empolgado, coloquei minhas linhas na água, usando equipamentos pesados com linha 0,70 mm para evitar que os peixes se enroscassem, arremessando a salsicha a quatro metros da margem.
Mas aí começou a chover muito, e eu me escondi embaixo de uma árvore. Depois de uns quinze minutos, uma das varas que estava com salsicha de fundo foi envergando bem devagar, eu corri e fisguei.
A briga demorou bastante, e a chuva parou um pouco, ajudando nas fotos, e depois soltei o peixe, pincachara grande.

O tempo foi limpando e abrindo aos poucos, e os peixes foram ficando mais ativos. Perdi muitas fisgadas e puxões, mas consegui tirar mais um peixe de couro, um pouco menor. A isca foi novamente a salsicha. 

Na correria de todas as varas puxarem, perdi um peixe enorme que saiu tomando linha com tudo e quebrou o anzol no meio.
Fiquei chateado mas continuei a pescar, e não demorou para o alarme da carretilha cantar, e termais uma briga muito forte no fim do dia antes de escurecer. Mesmo no equipamento pesado o peixe demorou muito a se cansar. Mas eu consegui tirar o troféu do dia, peixe comprido e muito gordo. 

Continuei pescando quando escureceu, e aí parecia que os peixes estavam loucos passando fome, era só arremessar que já puxava, mas os peixes estavam cortando muito a linha. Então eu usei um empate de aço bem pequeno, e consegui tirar uma espécie diferente, um pacu, que até saltou durante a briga. Esse foi com peito de frango no fundo. 

Mas o último peixe do dia tinha que ser uma pincachara. Arremessei na lateral do lago um pedaço de salsicha, e o peixe pegou na caída, mas era a vara mais leve e fina. A briga demorou muito, tive que fazer muita força, mas venci a batalha e soltei o peixe. 


Esse é o Pesqueiro do Tio Neno em São Joaquim da Barra - SP. Recomendo. Abração!

Por Felipe Marques

2 comentários: