Illustration credit: Vecteezy

quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Piscicultura Intensiva Viçosa - Variedade de espécies e peixes de qualidade

Olá, amigos e leitores!
Sou o Pedro Daher dos Caçadores de Fisgadas e hoje venho lhes apresentar a Piscicultura Intensiva Viçosa, da dupla de pai e filho Roberto e Hemerson. Localizada no Sítio dos Anjos em São José do Triunfo, no município de Viçosa - MG, é referência no ramo de peixes desde 1991. E nossa equipe, juntamente do amigo Maron Castro, foi até lá para conferir a estrutura e as espécies resultantes desse trabalho.


Na piscicultura intensiva, a estufa para manutenção de temperaturas adequadas e o sistema de oxigenação de água garantem a qualidade e o rápido desenvolvimento dos alevinos, juvenis e até peixes adultos! Vale ressaltar que tudo com excelentes preços e possibilidade de entrega em todo o estado de Minas Gerais e até em outros estados! 

Hemerson e Roberto trabalham com atacado e varejo das mais diversas espécies de peixes, principalmente de alevinos e juvenis. Os lambaris e as tilápias, comuns e coloridas, são encontrados o ano todo.







Peixes ornamentais como kinguios, cascudos e outros albinos também são focos do trabalho dos dois, com destaque especial para o pangasius (peixe panga), que além de ornamental, é um peixe esportivo e apreciado pela culinária.



Carpas-capim e peixes de couro como pintados, jundiás e catfish também são encontrados com abundância o ano todo. 



Muito apreciadas e procuradas, as carpas-coloridas possuem espaço próprio e são encontradas inclusive já adultas, para os amantes da espécie.





Sazonalmente, na época de calor, eles também trabalham com nossa paixão: os grandes peixes esportivos! Tambacus, pacus, patingas, tambatingas, pirararas e pirarucus são os mais procurados por aquaristas e por donos de pesqueiros de pesca esportiva. Estes peixes se destacam pela imponência e pelo crescimento extremamente rápido!





Além da diversidade de espécies de peixes, Hemerson e Roberto trabalham ainda com consultorias e assistência técnica na área de piscicultura, ambos com formação acadêmica na área pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e muitos anos de experiência.
Para falar com eles, os contatos são:
Telefone: (31) 3892-0335
WhatsApp: (31) 98256-0869
Email: pisciculturaintensiva@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/pisciculturaintensivicosa/
Site: https://www.alevinospeixes.com.br/

Por Pedro Daher

domingo, 2 de setembro de 2018

Lagos de Carpas - Pescaria de Ultralight

Olá, amigos e leitores.
Meu nome é Diesley Roger, sou pescador esportivo e novo membro dos Caçadores de Fisgadas, e moro na cidade de Alfredo Vasconcelos - MG, no leste do estado. 

Desde que comecei a pescar, sou apaixonado pela modalidade de ultralight, que é um equipamento extremamente leve de vara telescópica com passadores, linha fina de monofinamento e um micromolinete, com anzol pequeno. 

A vara com uma ponteira bem fina preza pela sensibilidade quando o peixe está manhoso, mas mesmo assim permite tirar da água grandes exemplares.
Os principais objetivos dessa modalidade são os peixes de boca mole, principalmente as carpas diversas e curimbas. Esses peixes são facilmente encontrados em rios e lagos selvagens, ou mesmo em lagos particulares ou pesqueiros. As carpas são peixes asiáticos introduzidos no Brasil e as curimbas são peixes dos rios brasileiros. 


Minha paixão por essas espécies me fez conhecer vários lagos na região de Barbacena - MG, onde eu pude fisgar várias carpas. Eu mesmo decidi montar um lago em meu sítio, o que me permitiu aprender muito sobre essa pesca. O equipamento para quem quer se apaixonar pela pesca esportiva é o ultralight



As carpas são as rainhas dos lagos, principalmente os selvagens. As iscas preferidas delas são as massas, que podem ser de ração, de farinha, de aromas doces, de sabores como queijo etc. A massa deve ser feita com a água do lago e o arremesso é feito só com o peso da isca mais o anzol, sem chumbo ou boia. Normalmente, arremessos de dois metros de distância já rendem belos exemplares, como essa enorme carpa-capim que fisguei. 

Outra espécie muito procurada de carpa é a carpa-colorida ou peixe koi. Elas amam iscas doces, principalmente as massas, e também são comuns em lagos. No meu lago, elas se acostumaram a comer ração na superfície e cresceram muito rápido, então usar uma boia ajudou a fisgar belos exemplares.



Para começar a pescar de ultralight, o pescador precisa escolher um lugar no lago que tenha as margens planas, para poder colocar as varas na horizontal no suporte e ficar de olho nos puxões manhosos dos peixes, fisgando na primeira puxada! 

O arremesso é sempre curto, porque se for longo perde-se muitas fisgadas. Além disso, o peixe vem perto do barranco para comer e a pesca é produtiva mesmo assim, com no máximo seis metros de arremesso. A ponteira da vara deve sempre estar a um palmo da água, com uma leve barriga para visualizar as ações.
É importante também não se esquecer dos salva-varas, porque o peixe pode puxar de uma vez e levar o equipamento.
Outros peixes como bagres e peixes de couro em geral ou redondos (pacus, tambacus...) também são frequentemente fisgados com o equipamento ultralight



 Sabendo dessas dicas, é só preparar o equipamento ultraleve e pescar e soltar seus troféus! 


Por Diesley Roger

quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Pesqueiro Canaã (Pesqueiro do Bica) - Reduto de peixe grande no Inverno!

Olá, amigos leitores! 
Hoje vocês conhecerão o Pesqueiro Canaã (também conhecido como Pesqueiro do Bica) de Congonhal - MG, que eu (Helder Balbino) já frequento há anos e onde tivemos a oportunidade de fazer mais uma boa pescaria, na companhia dos amigos Lecir, Lucas e Thiago, de Pouso Alegre - MG.

Apesar do frio do sul de Minas no inverno de 2018, chegamos bem cedo para pegar um ponto bom do lago e tirar umas fotos do local - para vocês terem uma ideia desse lugar incrível e com um grande lago para a pesca esportiva (pesque e solte)...


Antes de começar a pescaria com boias cevadeiras, fui armar as varas para os peixes de couro que habitam o lago. Depois comecei a cevar e logo no segundo arremesso já tinha bastante peixe comendo na superfície, e as ações começaram.

Nas varas de espera, a isca de salsicha na beira fez o parceiro Lecir ter uma briga incrível com um bonito pintado real, primeiro bagre da pescaria.

Pouco tempo depois foi a minha vez, quase perdi o equipamento, muita briga, muita tomada de linha e mais um peixe de couro.  Mais lindo exemplar para a nossa pescaria . Por mais que estava frio, o sol saiu e os peixes de couros estavam bem ativos . Show de pescaria no Pesqueiro Canaã, troféu de pintado real!

O sol saiu e esquentou bastante, e muito peixe subindo na ceva, mais uma fisgada. Uma matrinxã atacou a anteninha de E.V.A's e miçanga cor de ração.

Foram muitas ações e muitos peixes perdidos ao longo do dia, pescaria muito ativa e produtiva. Não demorou muito, mais um pintado real que atacou a salsicha saiu para as fotos. Eu tive ainda a ação de uma das grandes cachapiras do lago, explodiu na salsicha flutuante mas enroscou e escapou...

Na pesca de superfície, as anteninhas estavam fazendo muito sucesso com várias fisgadas, mesmo num dia frio!


Depois do almoço o Lucas deixou um torpedo com coração de frango apoitado, e ele acaba perdendo um grande tambacu, mas em seguida engata outro tamba, peixe de pequeno porte mas muito briguento no enorme lago.

O amigo Thiago aproveitou as explosões na superfície para curtir os pulos das grandes matrinxãs do Pesqueiro Canaã!


Quase na hora de ir embora, subia muito peixe na minha ceva mas não batia na anteninha, então decidi colocar uma miçanga direto no anzol um palmo para baixo. Dei mais alguns arremessos  e não vi minha boia guia e fisguei. O peixe veio pesado, travando e sempre na superfície; chegou na beira tomou um pouco de linha e se entregou que eu fiquei bobo de ver . Uma linda carpa-capim, enorme, era pra fechar mesmo com chave de ouro a pescaria!
Vale lembrar que no Canaã existem muitos exemplares de todas as espécies de carpas, e tem sido um lugar muito procurado pelos pescadores de ultralight.

O que posso dizer é que foi um dia muito abençoado, apesar do frio tivemos muita ação. Não saíram outras espécies que queríamos mais foi uma ótima pescaria . Tenho muito que agradecer a Deus pela oportunidade e pelos parceiros que estiveram comigo.
Abaixo eu deixo algumas fotos de grandes peixes fisgados e soltos em pescarias anteriores no Pesqueiro Canaã. Os dourados batem muito nas anteninhas e na salsicha flutuante, e os grandes tambacus foram fisgados com boias cevadeiras!






Até a próxima e muito obrigado, abraços!

Por Helder Balbino