Illustration credit: Vecteezy

quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Pesqueiro Canaã (Pesqueiro do Bica) - Reduto de peixe grande no Inverno!

Olá, amigos leitores! 
Hoje vocês conhecerão o Pesqueiro Canaã (também conhecido como Pesqueiro do Bica) de Congonhal - MG, que eu (Helder Balbino) já frequento há anos e onde tivemos a oportunidade de fazer mais uma boa pescaria, na companhia dos amigos Lecir, Lucas e Thiago, de Pouso Alegre - MG.

Apesar do frio do sul de Minas no inverno de 2018, chegamos bem cedo para pegar um ponto bom do lago e tirar umas fotos do local - para vocês terem uma ideia desse lugar incrível e com um grande lago para a pesca esportiva (pesque e solte)...


Antes de começar a pescaria com boias cevadeiras, fui armar as varas para os peixes de couro que habitam o lago. Depois comecei a cevar e logo no segundo arremesso já tinha bastante peixe comendo na superfície, e as ações começaram.

Nas varas de espera, a isca de salsicha na beira fez o parceiro Lecir ter uma briga incrível com um bonito pintado real, primeiro bagre da pescaria.

Pouco tempo depois foi a minha vez, quase perdi o equipamento, muita briga, muita tomada de linha e mais um peixe de couro.  Mais lindo exemplar para a nossa pescaria . Por mais que estava frio, o sol saiu e os peixes de couros estavam bem ativos . Show de pescaria no Pesqueiro Canaã, troféu de pintado real!

O sol saiu e esquentou bastante, e muito peixe subindo na ceva, mais uma fisgada. Uma matrinxã atacou a anteninha de E.V.A's e miçanga cor de ração.

Foram muitas ações e muitos peixes perdidos ao longo do dia, pescaria muito ativa e produtiva. Não demorou muito, mais um pintado real que atacou a salsicha saiu para as fotos. Eu tive ainda a ação de uma das grandes cachapiras do lago, explodiu na salsicha flutuante mas enroscou e escapou...

Na pesca de superfície, as anteninhas estavam fazendo muito sucesso com várias fisgadas, mesmo num dia frio!


Depois do almoço o Lucas deixou um torpedo com coração de frango apoitado, e ele acaba perdendo um grande tambacu, mas em seguida engata outro tamba, peixe de pequeno porte mas muito briguento no enorme lago.

O amigo Thiago aproveitou as explosões na superfície para curtir os pulos das grandes matrinxãs do Pesqueiro Canaã!


Quase na hora de ir embora, subia muito peixe na minha ceva mas não batia na anteninha, então decidi colocar uma miçanga direto no anzol um palmo para baixo. Dei mais alguns arremessos  e não vi minha boia guia e fisguei. O peixe veio pesado, travando e sempre na superfície; chegou na beira tomou um pouco de linha e se entregou que eu fiquei bobo de ver . Uma linda carpa-capim, enorme, era pra fechar mesmo com chave de ouro a pescaria!
Vale lembrar que no Canaã existem muitos exemplares de todas as espécies de carpas, e tem sido um lugar muito procurado pelos pescadores de ultralight.

O que posso dizer é que foi um dia muito abençoado, apesar do frio tivemos muita ação. Não saíram outras espécies que queríamos mais foi uma ótima pescaria . Tenho muito que agradecer a Deus pela oportunidade e pelos parceiros que estiveram comigo.
Abaixo eu deixo algumas fotos de grandes peixes fisgados e soltos em pescarias anteriores no Pesqueiro Canaã. Os dourados batem muito nas anteninhas e na salsicha flutuante, e os grandes tambacus foram fisgados com boias cevadeiras!






Até a próxima e muito obrigado, abraços!

Por Helder Balbino

Nenhum comentário:

Postar um comentário