Illustration credit: Vecteezy

domingo, 1 de abril de 2012

Serra da Canastra - O famoso Parque Nacional e algumas fisgadas no fim do dia

Olá, leitores e amigos!
Há tempos, eu (Pedro) e meu pai (Hilton) desejávamos conhecer a famosa Serra da Canastra, local em que o imponente Rio São Francisco nasce e se revela na sua primeira grande queda d'água, a Cachoeira Casca D'Anta. E foi para lá que fomos recentemente.
Saímos de Passos rumo à cidade de São João Batista do Glória - MG, pois de lá seguiríamos caminho para a Serra da Canastra.
Para chegar até lá, passamos por um trecho extremamente complicado conhecido como Serra Branca, onde mesmo o veículo 4X4 dificuldades para subir devido às recentes chuvas que haviam prejudicado a trilha principal. Após muita apreensão e paciência, chegamos ao fim daquele trecho, com direito a um lindo visual como recompensa.

Foram necessárias mais algumas horas de viagem até chegarmos ao nosso destino final, o Parque Nacional da Serra da Canastra. Lá, uma taxa individual de manutenção de R$ 13,00 (preços de março de 2012) é cobrada para que o turista seja autorizado a entrar.

Assim que entramos, demos de cara com a famosa Cachoeira, uma visão indescritível. Claro que não hesitamos em fotografar aquele belo cenário.

Seguimos a trilha que dá acesso ao mirante de observação da queda, onde pudemos comtemplar mais de perto a imponência daquele lugar fantástico. Como estava começando a chover, preferimos não nos adentrar mais ao pé da cachoeira.

Na volta, passamos pela pequena cidade de Vargem Bonita - MG, uma típica cidade de interior, com casas simples, ambiente receptivo e aconchegante, pessoas conversando nas varandas das casas e belas pracinhas. O povoado é conhecido pelos queijos e doces produzidos na região, além do artesanato mineiro.

Ainda naquele dia, quando voltávamos para Passos, meu pai quis passar na fazenda de um amigo, onde há alguns tanques em que são criadas diversas espécies de peixes, onde eu poderia pescar e soltar. Como eu sempre carrego algumas tralhas no carro, aproveitei o tempo disponível e comecei a pescar enquanto meu pai conversava com o proprietário do local.
Primeiro, fui ao lago de tilápias tentar algumas com flyfishing, pois nunca havia fisgado uma com mosca seca e sabia que ali elas estariam bem ativas naquela isca. Apesar do pequeno porte dos exemplares fisgados, foi uma experiência válida e muito divertida.

Depois, quando já estava escuro, fui ao lago maior, onde havia alguns exemplares de surubins (híbridos entre cacharas e jundiás), que estavam sendo engordados. De início, usei varas lisas com linha 0,35 mm monofilamento, um anzol Maruseigo 16 e como isca massa de pão, e fisguei vários exemplares de pequeno porte, mas muito fortes e que fizeram a linha cantar.

Como não havia levado outros equipamentos e queria arriscar algum peixe maior, antes de irmos embora, coloquei um anzol Maruseigo 16 no equipamento de pesca com mosca e arremessei no meio do lago, usando um pequeno pedaço de mortadela como isca, e logo veio a pancada. A briga durou vários minutos no equipamento de Fly classe #5/6, até que um surubim já de bom porte prancheou e pôde ser fotografado, encerrando muito bem nosso passeio pela região.

No mais, para aqueles que desejam conhecer o local, vale procurar informações sobre a situação da Serra Branca e demais estradas que dão acesso à Serra da Canastra, programando a viagem com antecedência, sem risco de imprevistos.