Illustration credit: Vecteezy

domingo, 12 de novembro de 2017

Pesque Pague Recanto da Jabuticaba - Grandes peixes com nosso novo colaborador em um pesqueiro inexplorado

Olá, pessoal!
S
ou o Rafael Vieira, novo colaborador dos Caçadores de Fisgadas, e venho trazer para vocês algumas de minhas pescarias no Pesque Pague Recanto da Jabuticaba, em Tocantins – MG, na Zona da Mata mineira, propriedade da minha família e onde fui criado pescando. Hoje vou apresentar o pesqueiro e contar as histórias de alguns dos meus maiores peixes lá. 

O pesqueiro foi inaugurado em maio de 2016 e possui dois lagos de pesca esportiva e por quilo, e abriga dourados, tambacus, grandes catfishes e pintados, tilápias, pirararas, matrinxãs e muito mais. Além disso, possui outros lagos de criação com muitas espécies e peixes enormes que serão soltos futuramente nos lagos de pesca, após se reproduzirem. O restaurante é amplo e a comida é de qualidade, e funciona de quarta a domingo. 


Troféu dourado
Meu primeiro troféu foi logo quando o pesqueiro inaugurou. Eu estava passando a tarde com meu pai Luiz Francisco, proprietário do pesqueiro, e decidi pescar. Mesmo sem minhas tralhas, peguei um molinete que estava com linha fina e anzol com cabo de aço mas sem chumbo, isquei um pequeno lambari vivo e lancei no meio do lago do restaurante, próximo ao aerador. O dia nublado facilitou a movimentação e a ação dos peixes na superfície.
Não demorou muito para minha vara envergar forte e eu fisgar com força, e o peixe sair tomando linha. Desde o começo, já sabia que o peixe não era pequeno, mas só vi que se tratava de um enorme dourado quando ele saltou inteiro para fora da água e me emocionou. Ele foi dando pulos até cansar, e quando prancheou, enfim ele entrou no puçá. 
Como estávamos só eu e meu pai, ele foi quem ergueu o peixe para as fotos, e eu registrei o momento, devolvendo o troféu logo em seguida, porque lugar de peixe é na água! Depois daquilo parei até de pescar, por estar cansado e emocionado; com certeza esse monstro vai marcar minha vida de pescador. 



Aprendendo a pescar os tambacus

Em outra pescaria, eu fui atrás dos grandes tambacus que moram no lago do restaurante (o que possui os maiores peixes). Nesse dia, o lago estava lotado de pescadores, e eu escolhi pescar com salsicha flutuando (boinha pequena e anzol direto na linha).
Observando os peixes se alimentarem, lancei a isca embaixo de uma árvore onde caíam frutinhas e imaginei que os tambacus estariam ali. De início, várias tilapinhas roubaram minhas iscas, então deixei o equipamento no suporte e saí de perto.
Um tempo depois, o peixe explodiu na salsicha flutuando e saiu tomando muita linha. Como eu não estava perto, quando eu cheguei e fisguei, o peixe já estava mais cansado, e pude brigar com tranquilidade e trazê-lo para as fotos, era um grande tambacu.
Eu usei o alicate de contenção para erguê-lo, mas aprendi que esse alicate machuca a boca do peixe e hoje eu não uso mais esse tipo de equipamento. Mesmo que a gente erre às vezes, o importante é aprender a coisa certa sempre para cuidar bem dos nossos peixes. E após as fotos, meu peixão voltou para a água. 

O bitelo na boia cevadeira

Mesmo já tendo fisgado grandes tambacus no pesqueiro, mais recentemente eu quis aprender a pescar com boia cevadeira e fisgar um peixe grande. O lago possui muitas tilápias, então seria um desafio imenso desviar delas e capturar os maiores, sem falar que os redondos são tratados com miúdos de frango, e não com ração, mas eu tinha que tentar.
Usei um esquema de chicote de cinquenta centímetros com anzol chinú 7 e ração furada do pesqueiro, usando a mesma ração para cevar, só que molhando ela antes. E de fato muitas tilápias afundaram a boia ao longo do dia...
Mas já no fim da tarde, a boia afunda com tudo, e pela puxada eu sabia que era um peixe muito grande... Briga vai, briga vem, peixe pesado mesmo... Aos poucos, ele foi se cansando e a boia apareceu, e daí rapidamente ele entrou no puçá. Era um tambacu enorme que meu pai me ajudou a levantar para as fotos, e que depois retornou saudável para o lago.

Essas foram minhas pescarias nesse novo Pesque Pague em Minas Gerais que abriga grandes exemplares. Logo estarei trazendo mais matérias para vocês. Abraços, pessoal! 

Por Rafael Vieira

2 comentários: