Illustration credit: Vecteezy

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Pesqueiro do Horto (CREPEA) - Uma nova opção para a pesca de grandes tilápias

Olá, leitores e amigos!
Fomos conhecer uma nova opção de pesca na região de Passos - MG, o Restaurante e Pesqueiro do Horto, localizado no CREPEA (Centro Regional de Pesquisa e Educação Ambiental),na Rodovia MG 050 sentido Itaú de Minas. As espécies disponíveis são piaus, carpas, grandes tilápias, traíras e forrageiros como porquinhos (acarás) e lambaris.
O lago de pesca é bem bonito, com margens preservadas que dão um aspecto natural ao pesqueiro. Além disso, ele é cercado, delimitando o espaço de pesca e dando comodidade e segurança ao pescador. Nele, há as opções de pesca por quilo e pesca esportiva.

Tarde das tilápias

Na primeira pescaria, fomos eu (Pedro), meu avô Raimundo, meu pai (Hilton) e o meu primo Paulo. Como não conhecíamos o local, acabamos levando como isca apenas ração e minhoca, mas acabou sendo o suficiente. 
Chegamos ao pesqueiro já no fim da tarde, momento em que as tilápias normalmente ficam mais ativas no verão - estação em que estávamos. Usando equipamentos leves e como isca ração na pinga, logo percebemos que os maiores exemplares se alimentam mais frequentemente na margem oposta à entrada do lago, e foi lá que meu pai arremessou e capturou a primeira tilápia da tarde. 

Em seguida, foi a vez do Paulo fisgar seus exemplares, usando como isca minhoca em varas lisas com quatro metros de comprimento e linha monofilamento 0,30 mm. Devido à grande quantidade de peixinhos no lago, vale usar varas mais compridas para buscar as tilápias nos locais mais profundos. 

É claro que eu também fisguei meus exemplares, novamente usando ração na pinga em molinetes ultraleves, arremessando a isca com um pequeno chumbo na margem oposta. Bastava arremessar, aguardar um pouco e logo tinha tilápia na linha. Algumas chegavam a se fisgar sozinhas, tamanha a voracidade. 

Os últimos exemplares do dia foram fisgados pelo meu avô, usando massa como isca, novamente em tralhas leves que arremessavam na margem oposta. 

Sozinho na superfície

Algumas semanas depois, retornei ao local sozinho, pois queria fazer uma pescaria de tilápias na superfície usando boias cevadeiras e torpedos. Mais uma vez, cheguei somente no fim da tarde. 
Comecei a cevar usando ração do próprio pesqueiro, na lateral direita do lago, embaixo do bambuzal. A transparência da água me proporcionou uma excelente pescaria, pois era possível ver as tilápias atacando a ração e a isca na superfície, o que é uma experiência fantástica para os amantes da pesca esportiva. Logo, estava com belos exemplares fisgados. 


Arrisquei também fisgar os lambaris e porquinhos do lago, usando minhoca em uma curta vara de bambu. Bastava descer o anzol próximo à margem e esperar o ataque. Sem dúvida foi uma pescaria muito divertida. 
Como havia levado um equipamento mais pesado, deixei-o armado na lateral esquerda do lago, usando um lambari do próprio lago como isca para fisgar alguma traíra. Mas vacilei ao não usar empate de aço e acabei perdendo um grande exemplar. 

Continuando na pesca de tilápias, as fisgadas eram constantes. O sistema usado foi o de "palminho", com boia-guia deixando a isca (ração na pinga ou miçanga caramelo) e o anzol Maruseigo 16 a cinco centímetros de profundidade, esquema que rendeu várias capturas. 


Assim que escureceu, guardei meus equipamentos e deixei apenas aquela tralha pesada armada na lateral do lago com um pequeno lambari iscado, enquanto aguardava meu pai para me buscar. 
De repente, o alarme da carretilha tocou e eu fui correndo fisgar achando que era uma traíra, mas o que estava na ponta da linha era uma enorme tilápia que resolveu atacar a isca viva e acabou sendo fisgada. Foi o troféu do dia que encerrou minha pescaria.  

Logo o Pesqueiro do Horto contará com novas espécies, tanto para a pesca por quilo quanto para a prática de pesca esportiva, portanto o local merece ser visitado. 
Abraços! 

Por Pedro Daher

Nenhum comentário:

Postar um comentário