Illustration credit: Vecteezy

segunda-feira, 30 de junho de 2014

Pesque e Pague Padavini - Algumas horas sozinho com boas fisgadas

Olá, amigos e leitores!
As pescarias da viagem de férias para Ubatuba - SP não acabaram com a despedida da praia. Pelo contrário, acabei conhecendo novos e promissores pontos de pesca esportiva.
Na volta, a família quis passar na cidade de Monte Sião - MG, conhecida nacional e mundialmente pela qualidade do tricô produzido. Mas eu, claro, estava interessado em conhecer algum pesqueiro com potencial.
Como não achei nada sobre em nenhuma rede social, fui buscar informações com os próprios moradores da cidade e funcionários do hotel em que nos hospedamos. E foi assim que descobri a existência de dois pesqueiros. O primeiro deles foi o Pesqueiro Padavini.


Contando com três lagos para a prática da pesca, sendo dois menores com tilápias para a pesca por quilo, e um maior para a pesque e solte, o Padavini abriga grandes bagres e peixes redondos de bom porte, além de uma bela estrutura para atender o pescador. 


Meu pai me deixou no local logo cedo, e eu pescaria sozinho até a hora do almoço. As iscas utilizadas foram principalmente os embutidos salsicha, mortadela e queijo, de fundo. Usei também a guelra de tilápia fornecida pelo pesqueiro, o que me rendeu boas fisgadas também.
Logo no primeiro arremesso, eu já tinha peixe na linha. O exemplar, possivelmente um redondo, fez o equipamento leve cantar alto, mas cortou a linha.
Reforcei o chicote com uma linha 0,60 mm, arremessei a isca de queijo no mesmo lugar, e em menos de cinco minutos, peixe fisgado de novo! Dessa vez, a patinga apareceu para as fotos, primeiro peixe do dia!

 Não demorou muito para que a mortadela também desse resultados. Dessa vez, uma briga pesada no fundo traria uma espécie maior e mais forte, um belo jundiá-onça, híbrido que vem dominando os pesqueiros brasileiros. Mais uma espécie para as fotos! 

Mais algumas fisgadas perdidas, e então uma paradeira geral. Foi a hora de mudar a estratégia, arremessar uma isca de superfície (pão flutuando) devido ao sol forte.
A pancada veio, com direito a descarrego de linha e peixe na superfície, sinal de grande exemplar, mas o anzol acabou abrindo antes mesmo de o peixe chegar próximo à margem. E depois, novamente sem ações.
Somente quando minha família chegou para almoçar é que fui ter mais ações, dessa vez na guelra.
Tive o almoço interrompido por vara envergada duas vezes. Na primeira, o peixe cortou o chicote; já na segunda, a linha estourou!
Após almoçarmos, na adrenalina do último arremesso com a última isca, lancei sem chumbo a guelra no meio do lago e fiquei com a vara na mão. Não foi preciso mais do que dez segundos para a linha esticar, e dá-lhe pancada! Peixe brigando forte e com cabeçadas, sinal de belo pacu, e registro feito em vídeo! 


Um pacu legítimo, já grandinho e de bela coloração apareceu para coroar o dia e encerrar a pescaria no Pesqueiro Padavini.


Devidamente solto para seguirmos viagem! Vale salientar que conhecemos ainda outro novo ponto de pesca, onde retornamos e fisgamos grandes peixes. Aguardem o relato! 

Por Pedro Daher

Nenhum comentário:

Postar um comentário