Illustration credit: Vecteezy

sábado, 11 de outubro de 2014

Pesqueiro Lagoa dos Patos - Um dia divertido com os amigos no inverno paulista

Olá, amigos e leitores!
Nossa última esticada de linhas foi no mês de julho de 2014, quando eu (Pedro) fui para a casa de uns primos em Mogi das Cruzes - SP. Na cidade mora o Fernando (um dos colaboradores do site Loucos por Pesca), meu antigo parceiro de pesca, e, como de costume, marcamos uma rápida pescaria enquanto eu estava por lá. O local escolhido foi o Pesqueiro Lagoa dos Patos, em Jundiaí - SP, que era o local onde a produtividade estava sendo melhor no rigoroso inverno paulista.
Combinei também de encontrar lá o meu amigo Wagner Sanfelisse de Campinas - SP, então mesmo se a pescaria não fosse produtiva, estaria entre amigos e o dia seria divertido.
Eu e o Fernando saímos de Mogi ainda de madrugada, acompanhados do parceiro Muller, chegando ao pesqueiro assim que amanheceu - éramos os primeiros da fila. Optamos por arriscar a pescaria no lago principal de pesque e solte.

O Fernando apostou no uso de massas de amendoim e maracujá de fundo, e não demorou muito para fisgar os primeiros peixes. Foram algumas pequenas caranhas que ficaram sem foto.
Assim que o sol despontou, o Fernando arriscou cevar um pouco e logo carpas tomaram conta da ceva. Isquei um pedaço de salsicha flutuante direto na linha e arremessei no meio das batidas. Uma pancada seca fez a salsicha sumir e uma briga lenta e pesada me presenteou com uma das maiores, se não a maior tilápia que já fisguei.

Continuei pescando com salsicha flutuante, porém sem mais ações. Até que, em um momento de distração, sinto um puxão e fisgo. Todos ficamos surpreendidos quando vimos que um bicho bem inusitado estava na ponta da linha. Era uma garça que havia atacado a salsicha e se enroscado na linha! Até filmamos o momento, mas felizmente foi só forçar um pouco e o animal se soltou. Ficou o registro.

Enfim, o Wagner chegou, acompanhado do seu parceiro Edinelson. Eles são aficionados por carpas-cabeçudas, e decidiram pescar num outro lago, onde fisgaram alguns exemplares em massas de leite condensado bem próximo à superfície, mas novamente sem registro. O registro que ficou foi do nosso encontro e das risadas que tivemos.

Na parte da tarde, as ações na massa de fundo começaram a ser mais frequentes, com arremessos bem próximos à ilha no meio do lago, e fisgamos vários redondos.

Até um enorme cascudo apareceu! Peixe raramente fisgado em anzois, ele nos permitiu uma bela foto.

E claro, mais redondos! Conforme o sol ia abaixando, as ações se intensificavam. Em geral, peixes de pequeno e médio porte, mas que rendiam bons embates.

Encerrando a pescaria, enquanto juntávamos as tralhas, um peixe começou a rebojar na margem. Isquei um pequeno pedaço de salsicha e arremessei próximo a ele. Não demorou para que ele atacasse com uma pancada seca e saísse tomando linha e saltando freneticamente. Era uma grande matrinxã, peixe que veio para coroar o fim do nosso dia! O Muller apareceu nas fotos comigo.
Quando estávamos indo embora, vi um peixe rebojando na margem. Isquei um pedaço de salsicha com um pequeno anzol direto na linha e fiquei com a vara na mão. Um tranco seco e uma briga insana revelaram a esportiva matrinxã, encerrando a pescaria.

Apesar do dia frio e de poucas capturas, a pescaria foi muito divertida e produtiva, pois contei com a presença de grandes amigos - e amizades feitas em pescarias, como diz o ditado, são para toda a vida.
Quero agradecer em especialmente ao Fernando e ao Müller pela disposição e parceria que tiveram em pescar em pleno inverno paulista e ao Waguinho e ao Edinelson por compartilharem desses momentos conosco.