Illustration credit: Vecteezy

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Pesqueiro 3 Irmãos - O famoso Paraíso dos Tambacus no litoral paulista

Fala, galera!
Eu sou o João Pedro, e curso Engenharia de Pesca na UNESP em Registro - SP . Bem próximo à cidade onde estudo, fica o famoso Pesqueiro 3 Irmãos, em Itariri - SP, no litoral paulista. Vendo algumas fotos e relatos desse pesqueiro, ficava nítido seu potencial , e ficamos curiosos para tirar nossa própria conclusão. Então, conversei com meu amigo Lucas Querino e optamos por ir conhecer o local em uma terça-feira do fim de 2017 para encontrar o lago um pouco mais tranquilo. Saímos de Registro - SP bem cedo e em pouco mais de uma hora já estávamos com as tralhas na água.

Assim que chegamos ao pesqueiro, em plena Mata Atlântica, fomos muito bem recepcionados pelos funcionários, que cuidam muito bem do lago, e o mais importante era que já havia pescadores fazendo dublê de tambacus!
Animados, pegamos o balde de ceva e começamos a copar - o Lucas com anteninhas de EVA e miçanga cor de ração, e eu no esquema de palminho com ração na pinga. Os peixes subiram bastante, e no segundo arremesso eu já engato o primeiro tamba do dia! Mas não era qualquer tamba, era uma legítima panela do Três Irmãos, peixe saudável e muito forte que veio para as fotos!

Logo após a soltura deste tamba, o Lucas acertou uma fisgada na parte rasa do tanque usando anteninha, e a briga foi longa! Só após uns 25 minutos de briga que a panela mostrou a cara!

Assim continuamos a pescaria, na medida que o sol ia saindo os exemplares seguiam aparecendo, cada vez mais e explodindo na ceva! Dublês como este eram comuns no local.


Resolvemos recolher as tralhas para o almoço, mas eu tinha deixado um molinete na espera com cabeça de tilápia, e  quando estávamos indo rumo ao restaurante o carretel canta , acerto a fisgada e após muita briga mais um tambacu aparece!

Após o almoço os gigantes pararam de subir na ceva, então trocamos as cevadeiras por torpedos e as iscas por cabeça de tilapinha e beijinho -  feito isso os gigantes voltaram a aparecer até o fim do dia!



Chegamos a perder dois peixes enormes que secaram nossos carretéis, levando mais de 120 metros de linha... Vale lembrar que o 3 Irmãos abriga grandes tambaquis, pirararas e até pirarucus, mas a caça continuará atrás deles!
Antes de irmos embora, ainda fisguei outra panela de Peruíbe no esquema de torpedo e beijinho, o peixe que encerrou nossa pescaria com chave de ouro.

Comprovado o potencial do pesqueiro, fomos embora com a intenção de voltar em breve a este local tão promissor!

Por João Pedro Mendonça

2 comentários: