Illustration credit: Vecteezy

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Pesqueiro Rodriacqua - Muitas fisgadas em uma divertida pescaria

Olá, amigos e leitores!
No dia 8 de dezembro, eu (Pedro), meu pai e meu tio Paulo Roberto resolvemos visitar dois pesqueiros entre São Sebastião do Paraíso e Monte Santo de Minas - MG: Rodriacqua e Matrinchã.
Aqui relatarei nossa pescaria no Pesqueiro Rodriacqua, o link da pescaria no Matrinchã se encontra no final do relato.
Chegamos ao local bem cedo, fomos os únicos a pescar naquele dia. Eu e meu pai ficamos na esportiva - pescando nos píeres - e meu tio na pesca por quilo atrás das tilápias.
Meu foco inicial era fisgar algum dourado no pincho ou na isca viva, mas não obtive resultado. Então, parti para a pescaria com boia cevadeira, usando chicote de 1,5 m, boia guia e ração na pinga como isca, e grandes tilápias foram fisgadas.

Outra modalidade que fez sucesso foi a da pesca de fundo com pão de queijo; várias matrinxãs foram fisgadas, além de um gigante que levou toda a linha do carretel e acabou escapando. 



As ações intercalavam entre matrinxãs no fundo e tilápias e dourados na superfície. Esses últimos acabaram não mostrando a cara, já que escapavam nos saltos ou cortavam a linha. 

Após o almoço, começou a ventar e ficou impossível de se pescar na superfície, mas em compensação as matrinxãs estavam muito ativas no fundo e logo tinha mais peixe na linha. 


Uma pancada diferente no pão de queijo de fundo revelava outra espécie na ponta da linha; dessa vez, um curioso tambacu havia atacado a isca. Mais peixe para nossas lentes!



Percebi que meu pai havia deixado um equipamento leve em espera na margem, mas não obteve ações. Então, isquei naquela tralha metade de uma salsicha e arremessei alguns metros a frente do píer. 
Não demorou muito para que a fricção cantasse e o peixe começasse a correr rumo ao meio do lago, já mostrando ser um exemplar maior. Meu pai assumiu a briga e conseguiu recuperar um pouco de linha. 

Após alguns minutos, ele me passou o equipamento e foi buscar o puçá. Fui brigando tranquilamente para que o peixe não escapasse, até que o tambacu já de bom porte prancheou e pudemos comemorar pelo troféu do dia. 


Após soltarmos o tambacu, começou a ventar muito e até no fundo as ações cessaram. Por isso, decidimos seguir viagem rumo ao Pesqueiro Matrinchã - cuja pescaria pode ser conferida AQUI
Espero que tenham gostado.

Por Pedro Daher

Nenhum comentário:

Postar um comentário