Illustration credit: Vecteezy

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Pesqueiro do Naldinho - Uma ótima opção para toda a família em Itaú de Minas

Olá, amigos e leitores!
Hoje venho apresentar-lhes uma boa opção de pesca em Itaú de Minas - MG, o Pesqueiro do Naldinho. Conhecemos o pesqueiro por indicação de um amigo e lá fomos conhecer e tentar fisgar os exemplares que habitam seu lago. As espécies encontradas são matrinxã, carpas, tilápia, traíra, caranha, lambaris e outros forrageiros. O lago é arborizado e conta com alguns quiosques em sua margem, o que dá maior conforto ao pescador. O restaurante é famoso na região pela comida caseira. Outro diferencial do local é que o Ronaldo, proprietário, cria algumas tilápias em um pequeno tanque de água transparente e permite que o cliente pesque seu próprio peixe para que seja preparado no restaurante.

As primeiras experiências

Visitamos o local duas vezes. Na primeira, eu (Pedro) e meu pai (Hilton) fomos em busca das grandes tilápias, mas tivemos algumas surpresas na pescaria com varas lisas e iscas vivas, como traíras e acarás.



E é claro que as grandes tilápias apareceram, fisgadas com ração e minhoca, sempre no fundo. A água do local é bem oxigenada, o que faz com que os peixes fisgados briguem muito.

O dia das matrinxãs

Nossa segunda pescaria no local foi bem mais proveitosa. Fomos preparados para fisgar as esportivas matrinxãs, que fazem a festa na superfície. Elas andam em cardume, então é fácil pescá-las cevando com ração. Meu pai fisgou belos exemplares com boia e isca de minhoca a um palmo de profundidade. 

E foi com a mesma isca, mas arremessando na lateral esquerda do lago, embaixo de algumas árvores, que as grandes tilápias apareceram nesse dia de pesca, de pesqueiro lotado e muito vento. 

Eu insisti na salsicha e fui compensado com muitos exemplares de matrinxã, que brigaram muito apesar do tamanho, revelando sua esportividade em belos saltos. Fisguei até uma das grandes carpas do lago com essa isca, mas que acabou escapando na margem. 

Outra forma eficiente de fisgar as matrinxãs foi com uma boinha guia, equipamento bem leve e como isca um pedaço de massinha na superfície. Bastava cevar com ração e arremessar, era fatal. Mas devido à correria de muitos pequenos peixes fisgados, nem fotografamos todos... 
Vale frisar que na pesca por quilo o pescador deve levar apenas as tilápias que capturar, podendo soltar as outras espécies sem pagar taxa de pesca esportiva.
Portanto, o local merece ser visitado e o ambiente tranquilo permite que o pescador concilie pescaria e um dia de diversão com a família.
Espero que tenham gostado. 

Por Pedro Daher

Nenhum comentário:

Postar um comentário