Illustration credit: Vecteezy

sábado, 31 de dezembro de 2011

Represa de Furnas - Uma Pescaria em busca dos Tucunarés

Olá, amigos e leitores! A pescaria dessa vez foi realizada em Furnas, nas proximidades de Guapé - MG. Estávamos eu (Pedro), meu pai (Hilton) e o Nilson, um parceiro de pesca.
Fomos em busca dos tucunarés da represa, no mesmo local em que, em 2009, fisguei meu primeiro tucunaré-azul.

Saímos de Passos - MG bem cedo, compramos iscas vivas no caminho e seguimos viagem. Chegamos ao local de desembarque às 7h30min e logo estávamos com o barco na água. O tempo estava aberto, excelente para a nossa pescaria.

Começamos a procura por galhadas com potencial para abrigar tucunarés, eu com um equipamento de flyfishing e os meus parceiros com lambaris e pequenos plugs de meia-água.
De início, não obtivemos ações, mas só de navegar nas águas da represa já vale a pena.

Então, resolvemos concentrar nossos arremessos em grotas mais profundas, e foi numa dessas - com uma pequena queda d'água ao fundo - que encontramos alguns bocudos.

Usando um pequeno lambari como isca, direto no anzol sem chumbo, o Nilson fisgou o primeiro tucunaré da pescaria, um "trick" (peixe de pequeno porte, assim como os outros que fisgaríamos).

As fisgadas continuaram e os pequenos bocudos estavam atacando ferozmente as iscas vivas, porém mais no fundo. Tínhamos de soltar a isca abaixo do barco e trabalhá-la no fundo para que eles atacassem.

Resolvi insistir no fly, arremessando pequenas moscas mais no meio da grota, trabalhando-as lentamente na superfície. E foi aí que consegui fisgar meu primeiro tucunaré nessa modalidade, motivo de muita comemoração.

Em seguida, mais fisgadas no fundo com iscas vivas e na superfície com moscas secas. Apesar do tamanho dos peixes, estávamos utilizando equipamentos bem leves, o que valorizava bastante as brigas.

Pescamos a manhã inteira naquele ponto, pois os pequenos exemplares estavam ali encardumados, então acabamos nos entretendo. E pescá-los com equipamento de pesca com mosca no visual era uma sensação incrível, ainda mais pra mim, que iniciava na modalidade.

Almoçamos às margens da represa, um típico "almoço de pescador". Enquanto descansávamos, meu pai ainda capturou uma bela tilápia com isca viva, mas não a fotografamos pois ela estava defendendo a prole, então ele a soltou rapidamente.

As ações na parte da tarde ficaram por conta dos mandis, capturados com minhoca em poços fundos (com mais de 15 metros de profundidade). Vários exemplares foram fisgados - e soltos. Assim que escureceu, as ações dos pequenos bagres cessaram e decidimos encerrar a pescaria.

Essa é a prova de que Furnas possui um excelente potencial de pesca esportiva apesar da depredação, que pode render muito se bem explorado.